Tesla Cybertruck, carro “invencível” de Elon Musk, viraliza enquanto dirige no Morro do Macaco, subúrbio de Grande SP.
Tesla Cybertruck, o carro ‘indestrutível’ de Elon Musk, no Morro do Macaco, periferia na Grande SP — Foto: Reprodução/Instagram
A van elétrica ainda não é vendida no Brasil e foi transportada por um importador em Balneário Camboriú. O influenciador e funk paulista, conhecido como Danielzinho Grau, anunciou nas redes sociais que comprou o veículo, até agora o primeiro do Brasil.
Um vídeo que mostra o Tesla Cybertruck elétrico circulando pelas ruas do Morro do Macaco, nos arredores de Cotia, na Grande São Paulo, viralizou nas redes sociais nas últimas duas semanas. A imagem foi visualizada mais de 19 milhões de vezes (veja acima).
Mais tarde, o influenciador e funkeiro Danielzinho Grau, paulista, anunciou em suas redes sociais que foi ele quem comprou o veículo. Ele também postou vídeos mostrando o carro em uma comunidade do Rio de Janeiro.
Danielzinho Grau com Tesla Cybertruck em favela de SP — Foto: Reprodução/Instagram
“Não foi Wesley Safadão, Luan Santana, Lucas Lucco. Quem foi o primeiro brasileiro a trazer esse navio invencível do Elon Musk? Ele era negro. Apresento a vocês o invencível Cybertruck”, disse Danielzinho no vídeo.
A Tesla é a empresa de carros elétricos do bilionário Elon Musk e está por trás do veículo conhecido como quase “indestrutível”. Segundo a empresa, o Cybertruck é à prova de balas e o vidro resiste ao impacto de uma bola de beisebol lançada a uma velocidade de 70 mph.
O modelo foi anunciado em 2019, mas só ficou disponível em dezembro de 2023 nos Estados Unidos. Como a Tesla não atua no Brasil, ainda não é possível comprar diretamente da fabricante e ela deverá ser importada. O valor pode chegar a até 2 milhões de reais.
Quem é Danielzinho?
Danielzinho tem 1,6 milhão de seguidores no Instagram e divulga em seu perfil loterias online de carros luxuosos, helicópteros e até mansões.
De acordo com a Lei Federal nº. 5.768, a distribuição gratuita de prêmios para fins publicitários, quando realizada por meio de sorteio, vale-presente, concurso ou operação similar, dependerá de autorização prévia do Ministério da Fazenda, nos termos desta lei e de sua regulamentação. .
A transportadora responsável pela entrega do Tesla Cybertruck comprado por Danielzinho Grau foi a Miami Imports, localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Em entrevista, o diretor de marketing da empresa, Luis Valério, explicou que o veículo foi adquirido por um parceiro comercial e chegou ao Brasil no dia 21 de maio. O carro foi o primeiro da Tesla no país e ficou em Balneário Camboriú até ser vendido ao influenciador.
“Embora o carro tenha sido carregado aqui na Miami Imports, a venda para o influenciador não foi feita pela Miami Imports, mas pelos nossos parceiros de negócios. O parceiro de negócios [que comprou] importou carros em parceria com a Miami Imports por vários anos e é por isso ele pediu à nossa empresa que levasse o carro primeiro”, disse ele.
“O processo de importação conosco leva 60 dias enquanto já temos o carro disponível no exterior. Já recebemos diversas ofertas de Cybertrucks de parceiros de negócios no exterior”, acrescentou. A versão adquirida foi a Basic Series, que contava com dois motores, potência de 593 cv e autonomia de cerca de 547 km.
Segundo o responsável, outro Cybertruck chegará no dia 30 de junho e mais dois em setembro. Junho será vendido por US$ 1,8 milhão.
Tesla Cybertruck — Foto: AFP
Como o carro é quase “inquebrável”? Segundo Tesla, o Cybertruck é à prova de balas. A montadora afirma que o que dá resistência ao carro é o acabamento em aço inoxidável ultraduro, que ajuda a reduzir o desgaste e os sinais de corrosão. Segundo a agência France Presse, um artigo da revista The American Prospect indica que o material utilizado no veículo pode oxidar e, devido à sua dureza, ser fatal em caso de acidente automobilístico. A empresa de Musk afirma que o para-brisa do carro pode suportar o impacto de uma bola de beisebol lançada a 70 mph. Quando as primeiras unidades foram entregues, a montadora fez um teste e lançou uma bola sem essa velocidade.
A manifestação foi menos perigosa do que em 2019, quando o modelo foi apresentado. Na ocasião, o designer-chefe da empresa, Franz von Holzhausen, jogou uma pequena bola de ferro no veículo, que acabou com o vidro quebrado. “Jogamos chaves, jogamos todo tipo de coisa, jogamos uma máquina de lavar e ela não quebrou. Por algum motivo estranho ela quebrou esta noite, não sei por quê”, disse Musk na época. de acordo com a agência France Pressa. O bilionário disse acreditar que o Cybertruck é o melhor produto que a Tesla já produziu. “É muito raro que surja um produto aparentemente impossível”, disse ele. “Será algo único no futuro. Finalmente, o futuro se parece com o futuro.”
O Cybertruck chama a atenção pelas linhas retas e aparência que não lembra os caminhões clássicos, mas o aparelho se posiciona nesta categoria. “Mais útil que um caminhão, mais rápido que um carro esporte”, diz Tesla.
Tesla Cybertruck — Foto: Divulgação/Tesla
O visual é inspirado nos veículos do filme “Blade Runner: O Caçador de Androides” e no modelo anfíbio “Wet Nellie” visto em “007 – O Espião que Me Amava” da saga James Bond, mas também lembra os carros de “Mad Max: Estrada para a Fúria”. O Cybertruck tem carroceria de 1.900 litros e, em suas versões mais potentes, pode rebocar cargas de até 4,9 toneladas.
Os analistas classificaram o Cybertruck como um projeto de alto risco em comparação com outros veículos da Tesla. “Isso atrairá uma base de clientes mais abastada, que pode pagar o preço e quer algo único e original”, disse Jessica Caldwell, chefe de pesquisa da empresa de pesquisa automotiva Edmunds, à Reuters.
“Não é uma grande parte da população que pode pagar, especialmente com as atuais taxas de juros”, disse ele.
No responses yet